terça-feira, 6 de maio de 2008

HERMINIA SILVA




Herminia Silva é, sem duvida, uma das mais populares vedetas do nos-so teatro ligeiro, merce do cunho pessoalissimo das suas interpretações, da forma inimitavel como interpreter o fado e da sua simpatia pessoal, atributos que Ihe concederam lugar de relevo no teatro musicado.
Subiu por meritos próprios, sem atropelos nem partidarismos; conquistou as plateias rápidamente com os seus ditos de espirito e com a sua arte de comunicar com o publico; impos o seu nome, como artista de personalidade.
Os contratos para actuar no Brasil e nas nossas provincias ultramarinas vieram varias vezes ao seu encontro, alguns contratos vantajosos, mas Herminia a quem nao faltava em Portugal teatros para trabalhar, não quis nunca colocar sabre eles a sua assinatura.

Vieram agora novas insistencias e a popular artista reconheceu o interesse com que se pretendia apresensa no Brasil ao publico irmão e a colónia portuguesa, que conhece apenas Hermmia Silva de nome, mas que sabe bem dos exitos por ela alcansados nos nossos palcos.
O contrato era. vantajosissimo, dos mais importantes feitos a artistas nacionais, e sobre ele a popular Herminia colocou o seu nome, não sem uma leve emocão. Iria ao Rio de Janeiro e a S. Paulo e, finda a sua temporada em Terras de Sanfa Cruz, iria até Lourenco Marques cumprir outro contrato para quinze espétaculos
Assim, no dia 20 Herminia Silva embarcada no «Vera Cruz», a caminho do Rio, contratada pelo conhecido empresdrio brasileiro Walter Pinto, a quern nesfe negocio feafral esta tambem ligado Hosa Mafeus.
O Teafro fiecreio aguarda-a e o nome da vedeta da Companhia esfa colocado na fachada, de lado a lado, iiuma demonstragao pura do mteresse que Herminia estd suscifando no Brasil,
No elenco luso-brasileiro /iguram tormbem o bailarino Dorloff, Francisco Costa, o bailarino Charles e o seu «ballef», hoje ;a famoso.
A femporada sera de quafro meses, possiveJmenfe. tres no Rio e um em S. Paulo, a nao ser que o exito jusii/ique uma ampliacao do confrato o que ndo nos parece impossivel.
Por sua vez Herminia e esperada com impacfencia em Mozambique em cuj'a capital acfuard acompanhada, enfdo, pelcs seus guifarrisfas privafivos. A popular vedeta do nosso teatro ligeiro dese;'amos sinceramen fe os melliores exitos.
Boa viagem, Herminia!

Sem comentários: